Assign a menu at Appearance > Menus
CULTURA, dia-a-dia, dicas, VIAGENS, vinho, vinhos, wine

Falando de Vinhos, By Paty Ziul!

Fui em uma reunião, e no final dela escutei a melhor frase da vida “Vai para casa tome um bom vinho, pensa na proposta e voltamos a falar”.
Bem tomei o vinho, a decisão ainda não, mas resolvi falar sobre esse vinho delicioso. Nunca fiz nenhum curso, mas confesso que realmente sou apaixonada por vinhos.

88b13034-fdcd-43c7-9ebb-1fb332bc4a46

Pinot Noir:
Já viajei para importantes Vinícolas e regiões produtoras de grandes vinhos, e em uma dessas minhas visitas, eu conheci a uva Pinot Noir, e foi ai que começou a minha história de amor com essa magnífica uva.
Você sabia que a uva pinot noir, é uma das uvas mais antigas, com cerca de 20 séculos de existência! A excelente variedade , vem da França, especificamente na Borgonha revela características muito próprias e grande personalidade.
Os bons vinhos de Pinot Noir destacam-se por sua elegância, finesse e complexidade, com maravilhosos e sutis aromas. Os vinhos produzidos por esta uva, atrai os fanáticos e iniciantes no mundo do vinho. E vira a uva favorita de muita gente. Vale ressaltar que esta uva é também utilizada na produção daqueles que estão entre os melhores champanhes e espumantes do mundo.
Podemos dizer que o Pinot Noir tradicionalmente apresenta cor vermelha clara, mantendo um tom entre o rosado e o violáceo.
A Pinot Noir é considerada uma das uvas mais difíceis de ser cultivada. Além de ser propensa a diversas doenças, ela matura cedo, sofrendo em climas mais quentes. O solo ideal para a casta Pinot é o argilo-calcário conferindo aos vinhos mais taninos.  Na verdade, é muito fácil se render aos encantos de um bom Pinot Noir, que combina grande elegância e sofisticação com saborosas notas de fruta. É um vinho de taninos suaves e ótima acidez, o que o torna incrivelmente gastronômico. Na hora de preparar o cardápio e escolher o melhor vinho para um jantar oferecido aos amigos, familiares ou até mesmo a dois, é necessário entender um pouco sobre a harmonização. É nesse momento que você vai me perguntar, “o Pinot Noir harmoniza com o que? Selecionei alguns pratos que gosto que a combinação é perfeita: Risoto Funghi, batata recheada, carnes vermelhas magras assadas, vegetais cozidos, sopas, caldos, queijos cremosos como brie e o camembert, e chocolates com 70% cacau.
Sou cliente da Wine Village, uma distribuidora de vinhos importados, na região de Osasco,  sempre com excelentes vinhos e rótulos conhecidos mundialmente, eu sou fã do vinho Apaltagua Pinot Noir Reserva Especial, 13,5% esse vinho é fantástico, um pinot noir do Chile , com alta elegância  e taninos finos. Apenas 30% do vinho estagia em madeira, por 8 meses, que deixa o vinho super macio.Vinho de alta qualidade e preço excelente. Essa é a minha dica para vocês, espero que gostem… Xoxo

@owinevillage

@correiopaulista

Deixe uma resposta